Resumo: As lutas napoleónicas foram uma das maiores conflagrações da historia da Europa nos tempos modernos. Tiveram além disso um impacto económico, político e institucional imenso, através de dois continentes, que se repercutiu ao longo do século XIX e contribuiu significativamente para a emergência do moderno Estado Liberal e a implantação do capitalismo industrial.
Portugal viu-se envolvido entre 1793 e 1814, tendo sofrido 3 invasões e uma ocupação total do território. A Memória e a História destes acontecimentos têm fornecido à posteridade uma impressão muita viva, mas tambem muito negativa deles, tanto no curto, como no longo prazo. A noção que tem perdurado é de uma destruição avassaladora, de vidas e bens, de atraso económico persistente e de um legado institucional e político altamente nocivo para o progresso do País.
Esta comunicação propõe a revisão de alguns destes aspectos usando, sempre que possível, as abordagens da Nova História Económica. São consideradas as seguintes questões: