Ensemble DARCOS
Nuno Côrte-Real, direção musical
G. Mahler (1860-1911) - Sinfonia nº 4 em Sol maior (arr. para ensemble de K. Simon)*
Mais informação em www.rtp.pt/antena2/concertos-antena2/ensemble-darcos-28-junho-19h00_4253
O arranjo para ensemble da Sinfonia nº 4 de Gustav Mahler concebido por Klaus Simon destinou-se, na sua estreia em Maio de 2007, a um concerto da Holst Sinfonietta que incluiu ainda obras de Schönberg e Webern.
Segundo Simon, a versão para ensemble enquadra-se no espírito da Sociedade para atuações musicais privadas de Schönberg. Permite, assim, a grupos instrumentais mais reduzidos interpretar a sinfonia de Mahler mais camerística de toda a sua obra, sem desvirtuar a exímia escrita orquestral do compositor boémio.
O poema utilizado por Mahler no último andamento da obra é retirado da coletânea de textos de canções populares intitulada “Des Knaben Wunderhorn” (A trompa mágica do menino). É uma colecção publicada em três volumes em Heidelberg pelos poetas e escritores alemães Achim von Arnim e Clemens Brentano, entre 1805 e 1808. A coleção contém canções da Idade Média até ao Século XVIII. Mahler usou um dos poemas desta colectânea – “Wir genießen die himmlischen Freuden” - e alterou o título para “Das himmlische Leben”.