O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia através deste formulário.
Os dados de acesso e toda a informação pertinente ao ciclo e às conferências serão disponibilizados posteriormente por e-mail.
As inscrições são abertas ao público-geral.
--
Tecnologias (mais) Limpas para um Desenvolvimento Sustentável
Sumário: Serão as "tecnologias limpas" mais limpas? O objectivo é mudar o padrão de produção de forma a utilizar um mínimo de recursos com um máximo de eficiência, de forma a assegurar um desenvolvimento sustentável. Esta mudança de paradigma obriga-nos a repensar a origem das matérias primas que usamos, a energia que utilizamos e a forma como a produzimos, e o ciclo de vida dos produtos que consumimos. Como fazer esta transição assegurando padrões adequados de qualidade de vida? A mudança não é só tecnológica. É essencialmente civilizacional.
João G. Crespo é Professor de Engenharia Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), Director do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) na FCT-UNL e colaborador do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET). Membro do corpo editorial dos jornais "Journal of Membrane Science", "Journal of Biotechnology", "Desalination and Water Treatment" e "Membranes". É membro da Academia de Engenharia. Co-fundador da "start-up" Zeyton Nutraceuticals. Interesses científicos: Processos de Separação Sustentáveis; Processos com Membranas; Monitorização de Processos à Nano-escala.