INÍCIO  >  AGENDA  >  ENERGIAS RENOVáVEIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL — JúLIA SEIXAS (CENSE/FCT-UNL)
Energias renováveis e desenvolvimento sustentável — Júlia Seixas (CENSE/FCT-UNL)
   20 de Outubro - 18 horas
Ciclo de Conferências IEAAM «Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra que Magalhães circum-navegou». Parte III. Desafios para um futuro sustentável

O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia através deste formulário.

Os dados de acesso e toda a informação pertinente ao ciclo e às conferências serão disponibilizados posteriormente por e-mail.

As inscrições são abertas ao público-geral. 

--

Energias renováveis e desenvolvimento sustentável

Júlia Seixas

As energias renováveis são um pilar crucial para assegurar os serviços de energia das sociedades, num quadro de desenvolvimento sustentável com particular enfoque na mitigação climática e no desenvolvimento humano. São várias as opções tecnológicas para os diversos serviços de energia (e.g. aquecimento, arrefecimento, mobilidade, iluminação, cozinha, calor industrial) variando o seu custo-eficácia com a geografia, com o perfil de consumo diário e sazonal, e com opções de armazenamento. Por outro lado, a expansão em larga escala das energias renováveis coloca desafios de sustentabilidade, por exemplo em termos de ocupação de áreas e impacte no respetivo ecossistema no caso das quintas solares. As relações entre as energias renováveis e o seu papel no desenvolvimento sustentável serão apresentadas e exploradas.

Nota biográfica

Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Coordena o grupo Energia e Clima, do centro de investigação CENSE, dedicado à transição de sistemas energéticos para a neutralidade do carbono e resiliência climática. Membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Coordena o Climate-KIC Hub Portugal desde 2016. É presidente do Departamento de Ciências e Eng. do Ambiente desde 2017. Mais de 70 publicações em revistas científicas internacionais. Coordena estudos de suporte a políticas públicas de mitigação climática há mais de 20 anos.