As conferências realizam-se online, através da plataforma Zoom. Dividido em três partes — Música, Belas-Artes e Literatura — o ciclo decorre nos meses de fevereiro, março e abril.
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Ópera, Infeção, Contágio e Doença (1853-2004)
Paula Gomes Ribeiro (CESEM-FCSH/UNL)
Nesta sessão, discute-se a representação, em obras do repertorio operático, de doenças infecciosas propagadas por surtos epidémicos ou pandémicos, como a tuberculose, a sífilis, a cólera ou a sida. As estreias de La Traviata (1953, Giuseppe Verdi) e de Angels in America (2004, Peter Eötvös) definem as balizas temporais do debate, que se circunscreve a um conjunto de casos produzidos em território europeu e norte-americano. As circunstâncias sociais que marcam a vivência da pandemia Covid-19 e a importância das funções que a música (em geral) e a ópera (em particular) têm vindo a desempenhar neste contexto, servem de ponto de partida à presente reflexão. Patologias físicas e mentais têm vindo a ser tratadas em múltiplas óperas, desde o berço do género. Doentes, médicos e outros cuidadores são postos em cena, apresentando perspetivas eloquentes da perceção social de determinadas perturbações e problemas. Como nos relacionamos atualmente com este exuberante imaginário e de que modo ele prepara a produção lírica realizada durante a era Covid?
Nota biográfica
Musicóloga. Professora Auxiliar e Investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação nos domínios da sociologia da música; ópera e teatro musical; música, media, comunicação e tecnologias; género e música; ciberculturas; sendo o âmbito temporal do seu trabalho genericamente demarcado entre finais do século XIX e a atualidade. Investigadora integrada do CESEM Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e membro da atual Direção. Neste contexto, é coordenadora e cofundadora do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música)/CESEM, CysMus (Música e Cibercultura), NEGEM (Género e Música) e NEMI (Música na Imprensa). Concluiu o Doutoramento em Musicologia na Universidade de Paris VIII (Estética, Ciências e Tecnologias das Artes), em 2000, após ter obtido o título de Mestre em Musicologia da mesma instituição, visando os domínios da sociologia da música, da dramaturgia de ópera e do género. Diplomou‐se em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fez os seus estudos musicais no Conservatório Nacional e Academia de Música de St.ª Cecília.