As conferências realizam-se online, através da plataforma Zoom. Dividido em três partes — Música, Belas-Artes e Literatura — o ciclo decorre nos meses de fevereiro, março e abril.
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Entre Crise e Metamorfose: Ópera em Tempos de Pandemia
João Pedro Cachopo (CESEM-FCSH/UNL)
Devido à pandemia e às medidas de confinamento e distanciamento social tomadas para contê-la, as artes do espectáculo – e muito particularmente a ópera – entraram em crise. Aquilo que, ao longo do século XX se tornara uma possibilidade – o recurso a tecnologias de reprodução, transmissão e remediação audiovisual – tornou-se, subitamente, uma necessidade. Que soluções foram apresentadas por músicos, encenadores ou directores artísticos diante da crise? Cingiram-se estas soluções ao recurso a plataformas online? Ou surgiram novos modos de conciliar presença e distância? Que consequências têm estas mudanças para a nossa compreensão do género operático – género intermediático, colaborativo e metamórfico por excelência? Eis algumas das questões para as quais, recorrendo a exemplos de produções operáticas do Outono de 2020, procurarei apresentar, não respostas definitivas, mas pistas de reflexão.
Nota Biográfica
Musicólogo e filósofo, João Pedro Cachopo lecciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. É o autor de A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital (Documenta, 2020) e de Verdade e Enigma: Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno (Vendaval, 2013), que recebeu o Prémio Primeira Obra do PEN Clube Português em 2014. Co-editou Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017) e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014).