Dezembro 2021
Dia 9 / 18h00-19h30 / online
RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS: RISCOS E SOLUÇÕES
Painel: José Artur Paiva, Raquel Sá-Leão, Carlos Robalo Cordeiro
Moderação: José M. Toscano Rico
Muito do sucesso da medicina de hoje deve-se à existência de antibióticos. Em 1928, Fleming, num acaso feliz, isolou, a partir de uma cultura do fungo Penicilium uma substância com propriedades antimicrobianas, a que chamou penicilina. A colocação no mercado americano desta substância, em 1941, marca uma nova era no tratamento de doenças infecciosas.
O acesso fácil ao consumo de antibióticos levou progressivamente ao uso pouco criterioso nas indicações clínicas, o que facilitou que as bactérias desenvolvessem capacidades adaptativas com vista à sua sobrevivência. “Mais de 50% dos antibióticos são prescritos hoje de modo incorreto” (OMS), originando resistências a bactérias e aparecimento de superbactérias letais, uma grave ameaça para a eficácia do tratamento das infecções microbianas.
Urge promover o uso racional dos antibióticos (quando? quais? em que condições?) e monitorizar as resistências bacterianas que vão, entretanto, emergindo. É um desafio de grande escala, que tem de mobilizar cientistas e indústria, quem prescreve e quem consome, para defesa da saúde e do bem-estar de todos nós.
Inscreva-se aqui.