"Os desafios à educação em ciências" — Pedro Reis, U.Lisboa
Vivemos momentos de retrocesso no que respeita à democracia, aos direitos humanos, à justiça social e ao bem-estar de indivíduos, sociedades e ambientes. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a condições de vida deploráveis e a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.
Os efeitos negativos do neoliberalismo e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa da degradação do ambiente, da exploração incontrolada e insustentável dos recursos e do sofrimento e da exclusão da maior parte da população.
Muitos cidadãos não se sentem capacitados e empoderados para compreenderem e tomarem decisões sobre os problemas sociais e ambientais que afetam as suas comunidades e, ao mesmo tempo, a confiança nos representantes políticos tem diminuído e a apatia política têm ganho terreno, abrindo espaço a movimentos populistas e a uma eventual 'recessão democrática'.
O desconhecimento de uma parte significativa da população acerca do que é a ciência, associado à desinformação disseminada por determinados grupos, cria um ambiente propício ao aparecimento e proliferação de visões distorcidas e erróneas e de movimentos anti ciência.
O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desinformação, desconfiança e desânimo. A polarização política alastra pelo planeta e repercute-se em divisões e conflitos entre países e dentro das comunidades e das famílias.
Como podemos contrariar esta situação na perspetiva da educação em ciências? Que desafios se colocam à educação em ciências no combate às causas de tais problemas e injustiças?
Nota Biográfica: Pedro Reis é Biólogo e doutor em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É Professor Associado com Agregação e Subdiretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Supervisiona trabalhos de mestrado e de doutoramento nas áreas de Desenvolvimento profissional de professores, Discussão de questões controversas como metodologia educativa, Capacitação para uma cidadania ativa sobre problemas sociais e ambientais, Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.
Tem estado envolvido em projetos de investigação, formação/supervisão de professores e desenvolvimento curricular em Portugal, noutros países europeus (financiados pela Comissão Europeia), África (financiados pelo Banco Mundial e pela Fundação Calouste Gulbenkian) e América Latina (financiados por diversos Estados).
É membro do Conselho Nacional de Educação e Vice-Presidente da Rede Europeia para a Cidadania Ambiental.
As conferências realizam-se online. Inscreva-se para assistir aqui.