“Hiperburocracia: organizações educativas sob dominação digital” discute as promessas de desburocratização de escolas e instituições de educação superior, designadamente através da introdução de instrumentos de gestão de extração empresarial e da adoção das novas tecnologias de informação e comunicação.
Revisitando o conceito sociológico de “burocracia”, seminalmente teorizado por Max Weber, o autor defende a tese de que a digitalização das organizações e da administração da educação não destronou a burocracia enquanto dominação racional legal, nem logrou substituí-la por uma organização pós-burocrática, e, pelo contrário, tem disseminado elementos de uma hiperburocracia, crescentemente servida por máquinas de administrar a educação.
Licínio C. Lima é professor catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, em cujo Instituto de Educação leciona desde 1981. Foi professor convidado e dirigiu cursos e seminários em universidades da Europa, África, América Latina e Ásia. Atualmente é professor visitante na Universidade de Milão-Bicocca (Itália) e na Universidade Julius-Maximillians Würzburg (Alemanha).
As conferências realizam-se online. Inscreva-se para assistir aqui.