INÍCIO  >  AGENDA  >  "JUSTIçA INTERGERACIONAL: A “QUESTãO SOCIAL” DO SéCULO XXI" — VIRIATO SOROMENHO-MARQUES
"Justiça Intergeracional: A “Questão Social” do Século XXI" — Viriato Soromenho-Marques
   07 de Fevereiro - 18 horas
Ciclo de conferências «Sociedade no séc. XXI: Desafios sociais, geracionais, políticos e económicos»

Coordenação: Viriato Soromenho-Marques. Este ciclo de conferências conta com a colaboração do Diário de Notícias.

As conferências realizam-se às 18h00, online, através do Zoom.

Pode inscrever-se para participar via Zoom aqui.

As conferências serão transmitidas em simultâneo no canal de YouTube da ACL, onde ficarão disponíveis em diferido.

Justiça entre gerações: A “Questão Social” do Século XXI — Viriato Soromenho-Marques (UL e ACL)

Foi no final do século XVIII que, pela primeira vez, de forma sistemática, foi colocado o problema da justiça num horizonte temporal, isto é, a justiça entre gerações.

Em pleno século XXI, na nova época do Antropoceno – uma época geológica que afirma ser a humanidade a actual força motora na modelação estrutural do Sistema Terra – acumulam-se os problemas críticos que lançam sombras indisfarçáveis sobre os riscos (crise ambiental e climática, desordem no sistema internacional, desigualdade social e regional crescentes…) que se colocam no caminho das gerações futuras, ameaçando existencialmente as condições de possibilidade da continuidade de uma civilização humana sobre a Terra. 

Em que pontos nos encontramos? Como poderemos vencer a crise e evitar o colapso? Como poderemos merecer juntos – gerações mais velhas e mais jovens – o futuro?

Viriato Soromenho-Marques (1957) é filósofo, professor catedrático na Universidade de Lisboa, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro da Academia de Marinha e conselheiro especial da Fundação Oceano Azul. Está há muito ligado às causas do ambiente, da paz com justiça e dos direitos humanos, tanto em Portugal como na Europa e na esfera global. Sobre esses domínios é autor de uma vasta bibliografia assim como de um diversificado e longo percurso como conferencista, em Portugal e mais 23 países.