A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) esteve presente, no passado dia 29 de setembro de 2022 na Reunião das Comissões Temáticas e Novos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na sede da CPLP, em Lisboa.
A presença da ACL serviu para reforçar o papel da mesma no incentivo à investigação científica, ao estímulo do estudo da língua e literatura portuguesas e à promoção do estudo da história portuguesa e das suas relações com outros países.
A colaboração com o Secretariado Executivo da CPLP começou informalmente em 2004 com a promoção da diplomacia científica, cultural e empresarial, tendo sido firmada pelo protocolo assinado em 2008 com o Instituto de Altos Estudos da ACL e a parceria feita através do Programa de Doutoramento Interdisciplinar "Tropical Knowledge & Management" que atribuía bolsas para estudantes dos PALOP & TL, com a colaboração ativa das duas classes.
Desde 2021, o Instituto de Altos Estudos continua a interação com todos os Países da CPLP através da Cátedra UNESCO EDUWELL, Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-estar Humano, realizando cursos de pós-graduação em vários domínios onde intervêm Professores de Universidades dos diferentes Países da CPLP.
O estatuto de Observador Consultivo da CPLP foi concedido no XXVII Conselho de Ministros da CPLP, no dia 3 de junho de 2022, em Luanda e permite à ACL reunir as condições necessárias para integrar as seguintes Comissões temáticas: Promoção e Difusão da Língua Portuguesa; Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional; Educação., Ciência e Tecnologia; Ambiente, Cidades e Territórios; Assuntos Culturais; Direito e Justiça; Economia, Empresariado e Investimento.
Neste âmbito a ACL propôs a criação de uma comissão, inspirada numa classe interdisciplinar da Academia Real da Bélgica, intitulada “Tecnologia e Sociedade”. Foi criada uma nova secção na classe de ciências que poderá integrar a Comissão Temática visando estudar os impactos da Tecnologia na Sociedade e em particular como as escolhas tecnológicas de hoje irão condicionar as sociedades do futuro
Visualize a gravação da reunião aqui.