No Dia Internacional da Mulher, a Ciência Viva e a Academia das Ciências de Lisboa prestam assim homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.
A neurofarmacologista Cláudia Cavadas, a bióloga Maria Salomé Pais, a engenharia electrotécnica Isabel Trancoso, a bióloga marinha Maria João Bebianno, a engenheira agrónoma Amarilis de Varennes e a astrobióloga Zita Martins irão partilhar com os estudantes os seus projectos de investigação e as motivações que estiveram na base da escolha de uma carreira científica. Para tal, foram desafiadas a eleger para este encontro um objecto e/ou fotografia que servirá de mote para a conversa.
Esta iniciativa contará com as intervenções dos deputados Ana Mesquita (PCP), Porfírio Silva (PS), Luís Monteiro (BE), Nilza de Sena (PSD) e Ana Rita Bessa (CDS-PP), da comissão parlamentar de Educação e Ciência.
Estarão também presentes a Secretária de Estado da Ciência, Fernanda Rollo, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, o Presidente da Academia das Ciências, Artur Anselmo de Oliveira Soares, a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e a Presidente da Academia Nacional de Belas-Artes, Natália Correia Guedes.
Mais informação aqui.