A Academia das Ciências disponibiliza online a comunicação de José Francisco Rodrigues, "O Ensaio de 1939 de António Monteiro, o seu contexto e a sua importância", seguida do fac-símile do "Ensaio sobre os Fundamentos da Análise Geral" de António Ribeiro Monteiro, impressos em dezembro de 2020 nas Memórias... da Classe de Ciências, Tomo XVLVII. Vol. 2 e agora disponível como separata no catálogo digital da ACL.
«O inédito e ignorado “Ensaio sobre os FUNDAMENTOS da ANÁLISE GERAL” de 1939, prémio Artur Malheiros de 1938 atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa a António Aniceto Ribeiro Monteiro, é uma monografia que introduz o modernismo matemático e prepara uma viragem na investigação matemática em Portugal, antecedendo a criação do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, em 1940, apoiado pelo Instituto para a Alta Cultura.
Regressado de Paris, onde se doutorara em 1936 com Maurice Fréchet (1878 -1973), Monteiro faz uma extraordinária e original síntese, em quatro capítulos abstratos, que vai da Teoria dos Conjuntos à Análise Geral, passando pela Álgebra Moderna e pela Topologia Geral, e estabelece, em bases firmes, a via da investigação do movimento matemático português no início da década de quarenta do século XX. Nesta comunicação, motivada pela reorganização dos arquivos da Academia em fins de 2015, apresentamos uma introdução e uma análise preliminar deste importante Ensaio, agora publicado em fac-símile, das suas fontes e da sua influência que se pode identificar nos posteriores trabalhos de Monteiro e dos seus discípulos.»
Da Introdução
Aceda aqui à publicação.